Histórico da EEB. Tancredo de Almeida Neves

A EEB Tancredo de Almeida Neves tem suas ações desenvolvidas até o presente momento dentro de uma proposta inovadora, pois o Objetivo é criar uma parceria diária de ouvir e dialogar aluno/professor/família, intermediando conflitos, montando e organizando espaço e tempo.

—  Name, Title

No início da década de 80, a conjuntura nacional viveu um momento importante de reabertura política. Os grupos organizados e a sociedade civil começam a respirar ares de democracia, de possibilidades de participação após longos anos de ditadura. A luta pela democratização da sociedade abre novas possibilidades de conquistas. A Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves pode ser entendida como o resultado da luta de homens e mulheres pela continuidade da escolarização de suas crianças.

Até 1980, a região do Bairro EFAPI só contava com ensino de 1a a 4a série – a Escola Reunida Municipal Bairro FUNDESTE. A escola mais próxima, que oferecia ensino de 5a a 8a série, ficava situada no Bairro Engenho Braum. Tal situação implicava problemas muito concretos para as crianças e familiares: distância, cansaço, gastos com transportes, insegurança provocada pelo trânsito e a sensação de desenraizamento. Após muito trabalho, a reivindicação da comunidade foi acatada pelo poder público.

A Escola Reunida Municipal Bairro FUNDESTE é transferida para o Loteamento Colatto e passa a ser chamada Escola Municipal Diogo Alves da Silva. Nesse mesmo tempo, é criada a Escola Básica Tancredo de Almeida Neves, pelo parecer do Conselho Estadual de Educação nº 422/85 de 27/12/1985 teve seu funcionamento autorizado pela Portaria nº 0158/86, tendo como a 1ª Diretora Maria da Luz A. Migliorini. Continuou a funcionar no prédio cedido pela então Fundação de Desenvolvimento do Oeste – FUNDESTE, que nesta época contava com apenas quatro cursos noturnos. Iniciou as atividades com 180 alunos, no Ensino Fundamental de 5a a 8a série, 11 professores, 1 Diretora, 1 secretaria e 2 auxiliares de Direção.

A partir de 1996, com a portaria 104/96 publicada em 29/03/1996 a Escola foi autorizada a oferecer o Curso de Ensino Médio de Educação Geral, ampliando, assim, as conquistas da comunidade local, passando a ser denominada “Colégio Estadual Tancredo de Almeida Neves” No ano de 1999, foi criado o Conselho Deliberativo Escolar, que atua como órgão junto às demais instâncias deliberativas da Escola.

Outro órgão que representa os pais e professores é a APP (Associação de Pais e Professores), que ao longo de sua existência tem auxiliado nas decisões administrativas e pedagógicas da Escola. No ano de 2000, a administração da Universidade entrou na justiça para impedir que fossem efetuadas as matrículas para o ano seguinte.

Com esforço de toda a Comunidade Escolar, foram realizadas as matrículas dos/as alunos/as da Escola. Inseguras, desanimadas e descontentes, muitas famílias resolveram matricular seus filhos e filhas em outros estabelecimentos, mesmo que isso tenha implicado gastos não previstos nos seus parcos salários, de modo especial gastos relativos ao transporte escolar.  Houve, dessa forma, uma redução significativa no número de estudantes matriculados para o ano 2001.

            No dia 11 de dezembro de 2000, na sala de audiência da Vara da Fazenda Pública da Comarca de Chapecó, presidida pelo Exmo. Juiz de Direito e com as presenças de representantes da Fundação de Ensino de Desenvolvimento do Oeste – FUNDESTE, hoje UNOCHAPECÓ, da Escola de Educação Básica Tancredo de Almeida Neves, da Coordenadoria Regional de Educação e da Procuradoria de Estado, estabeleceu-se em comum acordo, que o Poder Público Estadual construiria salas provisórias no espaço (terreno) cedido pela UNOESC. Ano de 2000 não foi mais ofertada a 5ª série, em 2001 não foi ofertada a 6ª serie, para viabilizar o início das aulas do ano de 2001, até que fosse agilizada a construção do prédio definitivo, com prazo determinado.  Portanto, por 03 longos anos, a Escola funcionou numa construção provisória de madeira, com poucas condições para se trabalhar e estudar. No primeiro ano, a direção ficou em prédio separado. As dificuldades eram imensas.

 

            Para viabilizar o início das aulas do ano de 2001, até que fosse agilizada a construção do prédio definitivo, com prazo determinado.  Portanto, por 03 longos anos, a Escola funcionou numa construção provisória de madeira, com poucas condições para se trabalhar e estudar. No primeiro ano, a direção ficou em prédio separado. As dificuldades eram imensas.

            No mês de setembro de 2001, a construção definitiva do prédio foi iniciada com sua localização próxima à Policlínica do Bairro EFAPI. E o prazo de entrega da obra ficou estimado para o 1º semestre do ano de 2002. Neste ano de 2002 a 7ª serie não foi ofertada. Porém, houve um atraso na obra, que só ficou pronta em novembro de 2003.

            A inauguração do novo prédio, realizado em 07 de novembro de 2003, certamente marcou uma nova fase na história desta Escola. Depois de mais de 10 anos as famílias, os/as estudantes e os/as professores/as puderam, dizer com muito orgulho e satisfação, esta é a “nossa escola”.

           A oferta do Ensino fundamental foi gradativamente sendo reduzidas devido ao espaço, após a mudança para o novo prédio as turmas novamente foram ofertadas, Em 2010 foi implantada a sala SAEDE /DM

No ano de 2011 o ensino fundamental mudou para nove anos, a rede municipal do bairro não conseguia suprir a demanda existente transferindo seis turmas de 6 º ano para nossa escola, neste ano a escola oferta no período noturno o curso de ensino médio concomitante com o técnico em Suporte e manutenção em Informática.

Em 2012 foi implantado o Ensino Médio Integral diurno, tendo aulas todas as manhãs e quatro tardes em 2013 mudanças do Ensino Médio Inovador reduzindo o numero de aulas no turno vespertino para três tardes no ensino fundamental manteve-se o atendimento das 8º e 9º anos.

No ano de 2019 a escola aderiu ao novo Ensino médio para ser implantado em 2020.

ACESSO RÁPIDO:
CONTATO:

DIREÇÃO:

tancredoneves@sed.sc.gov.br

PEDAGÓGICO: 

tancredopedadogico58@gmail.com

 
TELEFONE: 3328 5162 ou 2049 7795
ENDEREÇO:

R. Corruíra, 1055 - Efapi, Chapecó - SC, 89809-820

Horário de atendimento:
de Segunda à Sexta das 7h45 às 11h45, 13h15  às 17h15 e 18:30 às 22h00
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
LEX DESIGN LOGO PRETA.png
 
EEB TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Todos os direitos reservados © Copyright 2020