EEB TANCREDO DE ALMEIDA NEVES

O Novo Ensino Médio responde às vontades da sociedade brasileira e garante que todos os estudantes saiam da escola preparados para seguir seus próprios caminhos.

O NOVO ENSINO MÉDIO pretende
atender às necessidades e expectativas
dos estudantes, fortalecendo seu interesse, engajamento e protagonismo, visando garantir sua permanência e aprendizagem na escola. Também busca assegurar o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores capazes de formar as novas gerações para lidar com desafios pessoais, profissionais, sociais, culturais e ambientais do presente e do futuro, considerando a intensidade e velocidade das transformações que marcam as sociedades na contemporaneidade.
Coerentes com essa perspectiva, as
Diretrizes Curriculares Nacionais para o
Ensino Médio (DCNEM), atualizadas pelo
Conselho Nacional de Educação (CNE)
em novembro de 2018, indicam que os
currículos dessa etapa de ensino devem
ser compostos por:

INTRODUÇÃO 

FORMAÇÃO GERAL  BÁSICA
 

Conjunto de competências e habilidades das Áreas de Conhecimento (Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) previstas na etapa do Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que aprofundam e consolidam as aprendizagens essenciais do Ensino Fundamental, a compreensão de problemas complexos e a reflexão sobre soluções para eles, com carga horária total máxima de 1.800 horas.

ITINERÁRIOS FORMATIVOS
Conjunto de situações e atividades educativas que os estudantes podem
escolher conforme seu interesse, para aprofundar e ampliar aprendizagens
em uma ou mais Áreas de Conhecimento e/ou na Formação Técnica e Profissional, com carga
horária total mínima de 1.200 horas.

 

BNCC

A BNCC é um documento que determina as aprendizagens essenciais que todo estudante brasileiro, de escolas públicas e privadas, deverá desenvolver ao longo da Educação Básica. BNCC não é currículo, mas um referencial obrigatório para os currículos. Ela não diz como e, no caso do Ensino Médio, quando as aprendizagens devem ser desenvolvidas. Quem irá definir isso são os currículos das redes e o planejamento de aula de professores e professoras, de acordo com as particularidade de seus estudantes e de sua região.

 

A parte para o Ensino Médio da BNCC está organizada por áreas do conhecimento. Matemática, Língua Portuguesa, Arte, Língua Inglesa, Educação Física, História, Geografia, Sociologia, Filosofia, Biologia, Química e Física estão contempladas nas suas habilidades e competências e, obrigatoriamente, seus aprendizados devem estar nos currículos dos estados e projetos pedagógicos das escolas. A organização por áreas facilita a organização do trabalho interdisciplinar, a elaboração e execução de projetos curriculares inovadores e vai ao encontro da demanda de estudantes e ao desenvolvimento de competências para a vida em sociedade e o mundo do trabalho.

Ao longo da Educação Básica, as aprendizagens essenciais definidas na BNCC devem concorrer para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais, que consubstanciam, no âmbito pedagógico, os direitos de aprendizagem e desenvolvimento. Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

 

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho. Ao definir essas competências, a BNCC reconhece que a “educação deve afirmar valores e estimular ações que contribuam para a transformação da sociedade, tornando-a mais humana, socialmente justa e, também, voltada para a preservação da natureza”.

ACESSO RÁPIDO:
CONTATO:

DIREÇÃO:

tancredoneves@sed.sc.gov.br

PEDAGÓGICO: 

tancredopedadogico58@gmail.com

 
TELEFONE: 3328 5162 ou 2049 7795
ENDEREÇO:

R. Corruíra, 1055 - Efapi, Chapecó - SC, 89809-820

Horário de atendimento:
de Segunda à Sexta das 7h45 às 11h45, 13h15  às 17h15 e 18:30 às 22h00
  • Preto Ícone YouTube
  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Facebook
  • Preto Ícone Twitter
LEX DESIGN LOGO PRETA.png
 
EEB TANCREDO DE ALMEIDA NEVES
Todos os direitos reservados © Copyright 2020